domingo, 6 de março de 2011

01/05/09 - 09h00 - Atualizado em 01/05/09 - 09h29

Músico profetiza: Fla será campeão carioca de 2009 com um gol de Obina

Rodrigo Santos, do Barão Vermelho, desenhou todo o lance decisivo. GLOBOESPORTE.COM deu um jeitinho para apresentar a jogada em vídeo
João Paulo Garschagen Rio de Janeiro


A segunda partida da final do Campeonato Carioca, entre Flamengo e Botafogo, ainda nem começou, mas um gol de Obina já decidiu a competição para o time da Gávea. O lance é fictício, claro, e a sua concepção é fruto do hobby de Rodrigo Santos, baixista da banda de rock Barão Vermelho, que hoje também se apresenta em carreira solo. (confira o gol  de Obina nos desenhos do roqueiro no vídeo ao lado)

Em finais da década de 1970, o torcedor do Flamengo, encantado com o time que tinha Zico, Adílio, Tita e cia. passou a desenhar todos os gols rubro-negros ao melhor estilo caderno-caneta esferográfica. Os retratos dos lances são um misto de arte Naïf e aqueles tradicionais desenhos que vemos nos jornais, com bonequinhos e setas indicando as movimentações de bola e de jogadores.

Ampliar Foto Reprodução/GLOBOESPORTE.COM

Rodrigo Santos canta sua paixão pelo Fla

- Eu já era torcedor do Flamengo por causa do meu pai. Mas naquela época passei a ir a todos os jogos no Maracanã. O Zico era um ídolo e a presença dele e de outros grandes jogadores me motivou a fazer os desenhos – contou Rodrigo Santos.

Diante de algumas mudanças de endereço, o acervo não se encontra todo reunido no apartamento onde mora com sua esposa e filhos, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro. Mas alguns gols marcantes, como o de Tita no Carioca de 1979, foram devidamente apresentados.

- Tenho centenas de desenhos, mas alguns estão na casa da minha mãe. Os da Libertadores e do Mundial estão lá. Ainda vou reunir todos – prometeu o músico, que também guarda jornais antigos e vídeos de partidas decisivas do Flamengo.

A confiança de Rodrigo Santos na conquista do quinto tricampeonato rubro-negro é grande e o músico garante que não vai perder nem um lance da grande final do Carioca, neste domingo, no Maracanã.

- Show a gente tem um monte marcado. Isso a gente deixa pra depois. Vou tentar arrumar ingresso, mas mesmo se eu não conseguir, vou estar junto à televisão torcendo. Profetizei esse gol do Obina porque ele tem estrela. Mas ele tem que sair do banco de reservas, se não esse gol será catapultado – brincou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário